terça-feira, julho 31

Walking on Water - SUP



Finalmente experimentei Stand Up Paddling e apesar de estar numa zona com algumas correntes as minhas expectativas foram superadas:) e a cereja no topo do bolo conseguir apanhar uma onda! Posso dizer que tive pura sorte de principiante, ainda nem tinha explorado o remo quando vejo que estou no sítio certo à hora certa:) e a conseguir manobrar a prancha perpendicularmente à onda. Mesmo pura sorte porque as restantes não foi assim tão fácil, a prancha é muito grande e não estou habituada ao remo, logo as manobras efectuadas são semelhantes a de uma longboard não permitindo movimentos bruscos, a viragem para a parte quebrada da onda é demorada, as manobras são feitas em slow motion dando a sensação de estar num filme do Matrix:) Nada como praticar e tentar controlar aos poucos os movimentos rápidos já "formatados" no corpo ou então adaptá-los à nova versão lenta:p.

Prós: É um treino aeróbico, equilíbrio, flexibilidade e força em um todo. Desporto viciante, divertido e fácil de aprender.

Contras: É um desporto caro e envolve alguma logística. Mas tendo em conta que em quase todas as zonas balneares há uma loja ou escola de surf que facilitam o aluguer o contra até nem é tão mau.
Para mim o maior contra, para além do custo, é ter um longo mês de Agosto pela frente cheio de trabalho, com muito estudo e os fins de semana passarem a correr... Menos mal podia ser pior, estes pequenos momentos já fazem toda a diferença ;)


12 comentários:

Anónimo disse...

"Nada como praticar e tentar controlar aos poucos os movimentos rápidos já "formatados" no corpo ou então adaptá-los à nova versão lenta". Fazes surf?!

beijinho
s.

Xu disse...

Desde sempre bodyboard últimos aninhos com menos frequência, entretanto voltei:) não em versão BB porque dá-me cabo das costas mas em versão surf:)

Anónimo disse...

eu acredito que os desportos aquáticos, bem como a vida perto do mar, trazem uma serenidade e uma sensação de liberdade difícil de igualar. Pelo menos na minha opinião, mas eu cresci quase dentro de água e volto sempre a ela.
Nunca tinha experimentado surf, este ano pela primeira vez pus-me em cima de uma longboard de esponja e adorei. Infelizmente foi demasiado próximo da época balnear, por aqui (algarve) quando abre a época balnear "fecha" a época do surf.
Agora só mergulho! =)

beijinho,
s.

Xu disse...

@ s.
Concordo em pleno com o que escreves e não abdico dessa sensação:)
Ias gostar de experimentar uma funboard oferece maior estabilidade. Quem sabe se experimentamos SUP ainda este mês :P
Beijinho

Paula Baltazar Martins disse...

Tenho visto alguns sites com descontos para experimentar, se voltar a ver envio-te, pode ser que o preço seja apelativo.

Bom mês de Agosto e bons pequenos momentos de lazer :D

Xu disse...

@ Dantins
Obrigada :D essas informações são sempre muito bem-vindas :D Tenham também um excelente mês de Agosto:D

Segredos de Alguém disse...

E temos aventureira!

Boas ondas =P

Xu disse...

@ Segredos de Alguém
Parece que sim :P
Obrigada :D

Nikkita disse...

Adora experimentar..! E aposto que a Strada também.... ;) Parece muito porreiro. :) Eu fiz BB durante alguns anos, mas as costas tramaram-me bem... :(

Xu disse...

@ Nikkita
Experimentem, de certeza que vão adorar :)
Pois...as minhas costas também começaram a dar sinal, mas não sou capaz de deixar :P

Strada disse...

Xu, tens uns modelos da Starboard que sendo em carbono, são bastante mais leves o que faz toda a diferença no transporte. Mas claro que isto também significa que são mais caras.
Outra opção é usada. Consegues encontrar com valores não muito longe dos preços de uma shortboard, se tiveres contactos, melhor. Por isso não considero o preço um contra. Para mim é mesmo o transporte. Tenho um amigo que tem umas quantas e talvez para o ano vá experimentar. Mas para mim só mesmo para os dias flat. :)

Xu disse...

@ Strada
Obrigada pela dica :)
As shortboard são mais fáceis de manobrar, dado que não é fácil manobrar uma prancha de 2,70 metros. Conseguir o equilibrio leva tempo, requer muita prática e habilidade. SUP board tem a favor o facto de conseguires apanhar ondas que por vezes não consegues apanhar com uma shortboard. Bem, só experimentando :D
Hum depois de estares em cima de uma e ganhares confiança, não sei se vais aguentar não apanhar uma onda (nem que seja pequena):)