quarta-feira, julho 6

Post do Argh e do Humpf

Já há muito tempo que estamos com rating junk, as 3 agências de notação financeira Norte Americanas (S&P, M., F.) sempre acompanharam muito bem o processo para a via da lixeira.

Entretanto a China cansada de ver as agências de classificação financeira internacionais determinarem as regras, criou a Dagong, que garante ser independente, mas que, segundo os analistas, terá ainda que demonstrar isso na prática. A Dagong considera que a política monetária americana consiste em desvalorizar o dólar para reduzir a dívida do país, e que esta medida tem prejudicado gravemente os interesses dos credores dos Estados Unidos, estando a China no topo da lista.

Pouco depois de Washington ter anunciado a injecção de biliões de dólares para apoiar a recuperação económica, a agência Dagong rebaixou de “AA” para “A+” a nota da dívida soberana americana.

E apesar do elevado déficit americano, as três grandes agências sempre atribuíram aos Estados Unidos a melhor classificação possível, "AAA", o que permite à maior economia mundial continuar a fazer dívidas a baixo custo.

É melhor não tecer grande comentário para não sair asneirada.

0 comentários: